Kseniya Simonova desenhos sobre areia
A arte faz parte das nossas vidas, e já conhecemos as 11 artes (as clássicas: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema, e também as modernas: fotografia, histórias em quadrinho, jogos de video game e artes gráficas), mas as vezes, por mais que observemos uma manifestação cultural e esta nos pareça uma obra de arte, não sabemos bem como classificá-la. Muitos elementos devem ser levados em conta antes de classificar algum objeto ou manifestação artística, como a estética, os materiais utilizados, o suporte (ou seja, onde ele é produzido - tela, madeira, som), cada um deles itens influencia na classificação.
Por exemplo, ao olhar esta figura (clique aqui para vê-la), sabemos que é uma pintura por muitos motivos, mesmo que não a vejamos ao vivo, ela é plana, a textura na superfície é de visíveis pinceladas, não é precisa como uma fotografia, mas não há diálogo e continuidade como numa história em quadrinhos.
Mas algumas vezes não é tão simples assim indicar uma localização para certa arte. O vídeo abaixo é um bom exemplo disso, ele foi apresentado numa versão européia do programa "Idolos" e ganhou em primeiro lugar. Podemos afirmar que ela é uma manifestação artística. Nela, algo que mexe com os nossos sentidos e emoções, mas qual tipo de arte está expresso nele? Como classificar?
________________________
A atividade desta semana é: Após assistir o vídeo, comentar quais foram suas sensações perante ele, qual (quais) tipo(s) de manifestação(ões) artística(s) você identifica na apresentação?
E para próxima aula: pesquise sobre a arte egípcia: formas, estilos, importância para a cultura.