Mitologia grega e a influência na arte

Como vimos, na Grécia Antiga, a arte estava ligada à busca da expressão do belo, da perfeição humana, mas ela também era intimamente ligada à mitologia, ou seja, às manifestações religiosas dos acontecimentos que não tinham uma explicação.
A religião grega era politeísta, ou seja, possuia muitas entidades, não apenas os deuses, mas também outros seres míticos como os heróis e outras criaturas fantásticas. Um dos fatores mais marcantes na religião grega é o fato dos deuses não serem perfeitos, pelo contrário, eles possuíam características humanas, como ira, compaixão, ciúme etc. Esta aproximação com o ser humano é um dos motivos pelos quais eles, até hoje, exercem facínio nas pessoas.
Na antiguidade, os seres mitológicos tiveram grande destaque nas artes, as cidades gregas eram adoradoras dos deuses, normalmente escolhiam um deles como seus protetores, ou, ao contrário, os deuses escolhiam as cidades para proteger, e cada uma delas erguia templos em honra aos deuses. Ainda hoje, o mais famoso destes templos é o Parthenon, em Atenas, em homenagem à deusa de mesmo nome.

Os deuses mais conhecidos são:
Chaos o início
Gaia planeta Terra
Eros amor, paixão
Crono tempo
Zeus rei de todos os deuses e deus do trovão
Hera protetora das mulheres, do casamento e do nascimento
Hades mundo dos mortos e do subterrâneo
Héstia lar
Poseidon mares e oceanos
Deméter colheita, agricultura
Atlas sustentação da terra
Atenas sabedoria, coragem
Afrodite amor
Ares guerra
Apolo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Ártemis caça, castidade, animais selvagens e luz
Hebe Juventude
Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Hefesto metais, metalurgia, fogo
Dionísio festas e vinho

Nesta figura vemos o panteão (reunião com todos os deuses) grego com os principais deuses do Olimpo (monte na localizado na Grécia Antiga onde, segundo a mitologia, os deuses moravam).

Como foi dito, além dos deuses, outras criaturas fazem parte da mitologia, e assim como os deuses que habitavam o Olimpo, estes outros seres mitológicos também foram, constante mente representados artísticamente. Alguns bons e protetores dos humanos e outros como feroses inimigos de quem quer que fose.

Os principais seres mitológicos da Grecia Antiga eram:
- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.

- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
- Cérbero : cão de três cabeças

____________________________________________
Agora é com vocês:
Com todas estas informações, os seus conhecimentos e os debates em sala de aula, responda: Por que, em sua opinião, a mitologia grega é, até hoje, objeto de curiosidade e admiração das pessoas?

E para dia 11 de junho, você deve entregar o trabalho sobre mitologia grega. O trabalho é constituido de:
Pesquisar sobre os elementos da mitologia grega e apartir deles, encontrar ligações com as artes atuais (tv, cinema, história em quadrinhos, jogos, etc) - como foi feito, por exemplo entre o deus Hermes e o herói dos quadrinhos e desenhos The Flash;


Beijos pessoas, até mais!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Grécia: Homens e mitos

Enquanto os egípcios faziam sua arte mais ligada ao espírito e à religião, a arte grega é mais ligada à inteligência, ao mundo natural e ao ser humano. Os artistas gregos são facinados pelo corpo e buscam a perfeição em cada obra, como é o caso das imagens abaixo:


Mas, além da busca pela perfeição natural e humana, a arte grega também retratava o cotidiano da sociedade. Estas obras, geralmente pinturas, são encontradas nas paredes de monumentos e em objetos como as ânforas (clique aqui para ver, neste exemplo temos retratada uma corrida realizada nos jogos olímpicos clássicos).
Outro elemento comum na história da arte dos povos gregos é a mitologia, que é a expressão da religião. A mitologia mostra deuses e semideuses muito próximos dos mortais, com defeitos e qualidades como qualquer ser humano, com a diferença de serem, em sua maioria, imortais e possuirem poderes mágicos. Assim como a vida cotidiana e a perfeição do ser humano, a mitologia também era retratada em esculturas e pinturas (a Venus de Milo, na imagem acima é um exemplo disso).
Assim, a arte grega mostra ao mesmo tempo a magia da mitologia e a perfeição dos seres humanos.
Um dos heróis gregos mais conhecidos é Hercules. Filho de Zeus (o maior dos deuses) com uma mortal, Hércules é um semideus, ou seja, possui poderes como os dos deuses, mas é mortal como os humanos. Seu talento natural é a superforça, que ele usa como ferramenta para concluir os doze trabalhos que lhe são impostos.
As aventuras deste herói foram contadas e recontadas ao longo da história, o vídeo abaixo é uma representação moderna destas aventuras:
Hercules (Disney, 1997).

________________________________
A sua atividade desta semana é: Assista o vídeo acima e identifique elementos artísticos presentes nele; Observe ainda as ânforas que vão aparecendo no decorrer da apresentação. O que elas mostram? Qual a importância disso na história que as musas contam?
E para semana que vem: a arte na roma antiga, quais as heranças para o nosso mundo hoje?

Beijinhos pessoas do meu coração!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Decifrando hieroglifos

Na arte egípcia, muitos elementos são levados em conta, como a arquitetura, escultura e a pintura. Características como as grandes obras na arquitetura e a perspectiva bidimencional da pintura se destacam, mas não são apenas esses tipos artísticos que os gregos nos deixaram como herança. Um tipo artístico muito conhecido e que, por muitos anos, deixou as civilizações posteriores aos egipcios intrigados era o sistema de escrita.

Parte retirada do "Livro dos Mortos"

Em 1799, conquistadores franceses encontraram uma pedra, posteriormente chamada de Pedra de Roseta, que deu início à tradução dos símbolos daquele intrigante sistema de escrita para o grego, mas foi apenas um inglês (1914), alguns anos depois que conseguiu entender e traduzir os hieróglifos.
Desde então, estudiosos conseguiram ligar as inscrições e símbolos à fonemas (sons) da fala, e assim, surgiu uma tabela comparativa entre o alfabeto ocidental (A - Z) e os hieróglifos. Clique aqui para vê-la.

______________________________________
Agora você:
Clicando aqui, você vai encontrar uma mensagem escrita com base em hieróglifos, está em português, e você deverá utilizar a tabela comparativa (aqui) e fazer como os estudiosos para decifrar o enigma. Você não deve postar no blog, e sim me mandar por e-mail ( she82@hotmail.com ) para que outros não copiem sua resposta.
Se você quiser saber como o seu nome ficaria escrito em hieróglifos, brinque aqui.
E para a próxima aula, pesquise sobre a arte grega, assim como sua herança para o nosso mundo hoje. Até lá!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments