A realidade das conquistas
| às 00:48
As artes, como a própria História, mudam conforme passa-se o tempo e altera-se o espaço a ser estudado. Cada sociedade aplica em sua arte os elementos que mais sejam relevantes em sua cultura. Na civilização egípcia, a religião e a sociedade estavam intimamente ligadas, desde a adoração dos deuses e a "dívida" de gratidão para com eles, até o fato do próprio faraó ser um deus na terra, faziam da religião fator de suma importância no cotidiano deste povo. Desta mesma forma, na Grécia, a busca filosófica pela perfeição humana e da forma eram encontradas nas artes, como escultura e arquitetura.
Em Roma, as influências das civilizações anteriores, leva a perfeição da forma à realidade, já não são os deuses o foco nas artes e sim, o cotidiano do império. Cenas de campos de batalhas, personalidades da política, homenagem a fatos que marcaram a história são alguns dos temas frequentes na arte romana, como pode-se ver na imagem abaixo:
________________________________
Agora é com você!!!
Mesmo sem ter a religião politeísta como grande fonte de influência da arte imperial romana, com a conquista grega pelos romanos, a religião dos conquistados passa a afazer parte da cultura dos conquistadores, mas, para tal, os nomes dos deuses foram adaptados à lingua latina.
Sua tarefa para esta semana é: A partir da lista de entidades gregas, escolha dois e pesquise o seu nome correspondente na mitologia romana.
Beijos!
É bom estar de volta!!!
Mitologia grega e a influência na arte
| às 00:45
Os deuses mais conhecidos são:
Chaos o início
Gaia planeta Terra
Eros amor, paixão
Crono tempo
Zeus rei de todos os deuses e deus do trovão
Hera protetora das mulheres, do casamento e do nascimento
Hades mundo dos mortos e do subterrâneo
Héstia lar
Poseidon mares e oceanos
Deméter colheita, agricultura
Atlas sustentação da terra
Atenas sabedoria, coragem
Afrodite amor
Ares guerra
Apolo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Ártemis caça, castidade, animais selvagens e luz
Hebe Juventude
Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Hefesto metais, metalurgia, fogo
Dionísio festas e vinho
- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
- Cérbero : cão de três cabeças
____________________________________________
Agora é com vocês:
Beijos pessoas, até mais!!!
Grécia: Homens e mitos
| às 22:56
Enquanto os egípcios faziam sua arte mais ligada ao espírito e à religião, a arte grega é mais ligada à inteligência, ao mundo natural e ao ser humano. Os artistas gregos são facinados pelo corpo e buscam a perfeição em cada obra, como é o caso das imagens abaixo:
Mas, além da busca pela perfeição natural e humana, a arte grega também retratava o cotidiano da sociedade. Estas obras, geralmente pinturas, são encontradas nas paredes de monumentos e em objetos como as ânforas (clique aqui para ver, neste exemplo temos retratada uma corrida realizada nos jogos olímpicos clássicos).
Outro elemento comum na história da arte dos povos gregos é a mitologia, que é a expressão da religião. A mitologia mostra deuses e semideuses muito próximos dos mortais, com defeitos e qualidades como qualquer ser humano, com a diferença de serem, em sua maioria, imortais e possuirem poderes mágicos. Assim como a vida cotidiana e a perfeição do ser humano, a mitologia também era retratada em esculturas e pinturas (a Venus de Milo, na imagem acima é um exemplo disso).
Assim, a arte grega mostra ao mesmo tempo a magia da mitologia e a perfeição dos seres humanos.
Um dos heróis gregos mais conhecidos é Hercules. Filho de Zeus (o maior dos deuses) com uma mortal, Hércules é um semideus, ou seja, possui poderes como os dos deuses, mas é mortal como os humanos. Seu talento natural é a superforça, que ele usa como ferramenta para concluir os doze trabalhos que lhe são impostos.
As aventuras deste herói foram contadas e recontadas ao longo da história, o vídeo abaixo é uma representação moderna destas aventuras:
Hercules (Disney, 1997).
________________________________
A sua atividade desta semana é: Assista o vídeo acima e identifique elementos artísticos presentes nele; Observe ainda as ânforas que vão aparecendo no decorrer da apresentação. O que elas mostram? Qual a importância disso na história que as musas contam?
E para semana que vem: a arte na roma antiga, quais as heranças para o nosso mundo hoje?
Beijinhos pessoas do meu coração!!!
Decifrando hieroglifos
| às 01:19
Na arte egípcia, muitos elementos são levados em conta, como a arquitetura, escultura e a pintura. Características como as grandes obras na arquitetura e a perspectiva bidimencional da pintura se destacam, mas não são apenas esses tipos artísticos que os gregos nos deixaram como herança. Um tipo artístico muito conhecido e que, por muitos anos, deixou as civilizações posteriores aos egipcios intrigados era o sistema de escrita.
Em 1799, conquistadores franceses encontraram uma pedra, posteriormente chamada de Pedra de Roseta, que deu início à tradução dos símbolos daquele intrigante sistema de escrita para o grego, mas foi apenas um inglês (1914), alguns anos depois que conseguiu entender e traduzir os hieróglifos.
Desde então, estudiosos conseguiram ligar as inscrições e símbolos à fonemas (sons) da fala, e assim, surgiu uma tabela comparativa entre o alfabeto ocidental (A - Z) e os hieróglifos. Clique aqui para vê-la.
______________________________________
Agora você:
Clicando aqui, você vai encontrar uma mensagem escrita com base em hieróglifos, está em português, e você deverá utilizar a tabela comparativa (aqui) e fazer como os estudiosos para decifrar o enigma. Você não deve postar no blog, e sim me mandar por e-mail ( she82@hotmail.com ) para que outros não copiem sua resposta.
Se você quiser saber como o seu nome ficaria escrito em hieróglifos, brinque aqui.
E para a próxima aula, pesquise sobre a arte grega, assim como sua herança para o nosso mundo hoje. Até lá!!!
Kseniya Simonova desenhos sobre areia
| às 00:04
A arte faz parte das nossas vidas, e já conhecemos as 11 artes (as clássicas: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema, e também as modernas: fotografia, histórias em quadrinho, jogos de video game e artes gráficas), mas as vezes, por mais que observemos uma manifestação cultural e esta nos pareça uma obra de arte, não sabemos bem como classificá-la. Muitos elementos devem ser levados em conta antes de classificar algum objeto ou manifestação artística, como a estética, os materiais utilizados, o suporte (ou seja, onde ele é produzido - tela, madeira, som), cada um deles itens influencia na classificação.
Por exemplo, ao olhar esta figura (clique aqui para vê-la), sabemos que é uma pintura por muitos motivos, mesmo que não a vejamos ao vivo, ela é plana, a textura na superfície é de visíveis pinceladas, não é precisa como uma fotografia, mas não há diálogo e continuidade como numa história em quadrinhos.
Mas algumas vezes não é tão simples assim indicar uma localização para certa arte. O vídeo abaixo é um bom exemplo disso, ele foi apresentado numa versão européia do programa "Idolos" e ganhou em primeiro lugar. Podemos afirmar que ela é uma manifestação artística. Nela, algo que mexe com os nossos sentidos e emoções, mas qual tipo de arte está expresso nele? Como classificar?
________________________
A atividade desta semana é: Após assistir o vídeo, comentar quais foram suas sensações perante ele, qual (quais) tipo(s) de manifestação(ões) artística(s) você identifica na apresentação?
E para próxima aula: pesquise sobre a arte egípcia: formas, estilos, importância para a cultura.
O que é Arte e o que a História tem com isso?
| às 10:50