Das Catacumbas aos Cenários Públicos

A história das artes acompanha a história das civilizações que as produziram, e assim como as civilizações tem ciclos com início auge e queda, nas artes o processo é semelhante. No fim da idade clássica e queda do Império Romano, por exemplo este processo é bastante visível. Por serem perseguidos, os primeiros cristão precisavam se esconder para realizar os seus ritos religiosos, por isso utilizavam as catacumbas - cemitérios subterrâneos localizados na cidade de Roma e por todo o império - e ali registravam elementos componentes de sua fé (como pode ser visto abaixo)

 Estes elementos eram simbólicos, ou seja, eram símbolos que tinham significados diversos, por exemplo, o cordeiro representava Cristo, que era o "bom cordeiro".

Mas com o tempo, a cristandade passou a ser aceita no Império, os seus fiéis não precisavam mais de esconder para professar sua religião e Roma passa a ceder algumas basílicas - que em Roma eram os centros de governo ou comércio - para a realização dos ritos cristãos. Quando a Igreja Cristã passa a ser a religião oficial do Império, as basílicas passam a ser consideradas apenas templos religiosos e não mais centros civis. Vem deste momento a associação atual que se faz entre basílica e templo religioso (abaixo, a basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia -, uma das maiores representações da arquitetura do período bizantino).


Assim como ocorreu com a religião e consequentemente a arte cristã, o tempo nos mostra que as tendências surgem, geralmente como algo contra o padrão, logo "escondido" como no tempo das catacumbas, todavia, aos poucos vai conquistando mais adeptos e depois de então ascende chegando ao auge da influência sobre tendências e pessoas. Desta forma, hoje chamamos de "modismo" quando uma tendência, estilo, modelo (etc) sai de meios quase desconhecidos e passa a influenciar uma grande quantidade de pessoas.

____________________________________

E agora você...
Assim como a arte romana sofreu transformações no decorrer do tempo, desde a arte clássica que privava a perfeição e a gloria romana, até o predomínio intelectual e consequentemente artístico da Igreja Católica, em na atualidade essas mudanças também acontecem, todavia com muito mais velocidade do que na Idade Média devido a fatores como os meios de comunicação, por exemplo.

Pensando nessas transformações, modismos e tendências, cite um exemplo de comportamento, expressão artística, modismo que surgiu "às escondidas" e com o tempo chegou ao auge da influência da sociedade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

A realidade das conquistas

As artes, como a própria História, mudam conforme passa-se o tempo e altera-se o espaço a ser estudado. Cada sociedade aplica em sua arte os elementos que mais sejam relevantes em sua cultura. Na civilização egípcia, a religião e a sociedade estavam intimamente ligadas, desde a adoração dos deuses e a "dívida" de gratidão para com eles, até o fato do próprio faraó ser um deus na terra, faziam da religião fator de suma importância no cotidiano deste povo. Desta mesma forma, na Grécia, a busca filosófica pela perfeição humana e da forma eram encontradas nas artes, como escultura e arquitetura.
Em Roma, as influências das civilizações anteriores, leva a perfeição da forma à realidade, já não são os deuses o foco nas artes e sim, o cotidiano do império. Cenas de campos de batalhas, personalidades da política, homenagem a fatos que marcaram a história são alguns dos temas frequentes na arte romana, como pode-se ver na imagem abaixo:


Além disso, grandiosas obras de arquitetura e infra-estrutura eram utilizadas como um cartão de visitas para o império, afim de mostrar aos estrangeiros toda a magnetude dos romanos.
________________________________
Agora é com você!!!
Mesmo sem ter a religião politeísta como grande fonte de influência da arte imperial romana, com a conquista grega pelos romanos, a religião dos conquistados passa a afazer parte da cultura dos conquistadores, mas, para tal, os nomes dos deuses foram adaptados à  lingua latina.
Sua tarefa para esta semana é: A partir da lista de entidades gregas, escolha dois e pesquise o seu nome correspondente na mitologia romana.


Beijos!
É bom estar de volta!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Mitologia grega e a influência na arte

Como vimos, na Grécia Antiga, a arte estava ligada à busca da expressão do belo, da perfeição humana, mas ela também era intimamente ligada à mitologia, ou seja, às manifestações religiosas dos acontecimentos que não tinham uma explicação.
A religião grega era politeísta, ou seja, possuia muitas entidades, não apenas os deuses, mas também outros seres míticos como os heróis e outras criaturas fantásticas. Um dos fatores mais marcantes na religião grega é o fato dos deuses não serem perfeitos, pelo contrário, eles possuíam características humanas, como ira, compaixão, ciúme etc. Esta aproximação com o ser humano é um dos motivos pelos quais eles, até hoje, exercem facínio nas pessoas.
Na antiguidade, os seres mitológicos tiveram grande destaque nas artes, as cidades gregas eram adoradoras dos deuses, normalmente escolhiam um deles como seus protetores, ou, ao contrário, os deuses escolhiam as cidades para proteger, e cada uma delas erguia templos em honra aos deuses. Ainda hoje, o mais famoso destes templos é o Parthenon, em Atenas, em homenagem à deusa de mesmo nome.

Os deuses mais conhecidos são:
Chaos o início
Gaia planeta Terra
Eros amor, paixão
Crono tempo
Zeus rei de todos os deuses e deus do trovão
Hera protetora das mulheres, do casamento e do nascimento
Hades mundo dos mortos e do subterrâneo
Héstia lar
Poseidon mares e oceanos
Deméter colheita, agricultura
Atlas sustentação da terra
Atenas sabedoria, coragem
Afrodite amor
Ares guerra
Apolo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Ártemis caça, castidade, animais selvagens e luz
Hebe Juventude
Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Hefesto metais, metalurgia, fogo
Dionísio festas e vinho

Nesta figura vemos o panteão (reunião com todos os deuses) grego com os principais deuses do Olimpo (monte na localizado na Grécia Antiga onde, segundo a mitologia, os deuses moravam).

Como foi dito, além dos deuses, outras criaturas fazem parte da mitologia, e assim como os deuses que habitavam o Olimpo, estes outros seres mitológicos também foram, constante mente representados artísticamente. Alguns bons e protetores dos humanos e outros como feroses inimigos de quem quer que fose.

Os principais seres mitológicos da Grecia Antiga eram:
- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.

- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
- Cérbero : cão de três cabeças

____________________________________________
Agora é com vocês:
Com todas estas informações, os seus conhecimentos e os debates em sala de aula, responda: Por que, em sua opinião, a mitologia grega é, até hoje, objeto de curiosidade e admiração das pessoas?

E para dia 11 de junho, você deve entregar o trabalho sobre mitologia grega. O trabalho é constituido de:
Pesquisar sobre os elementos da mitologia grega e apartir deles, encontrar ligações com as artes atuais (tv, cinema, história em quadrinhos, jogos, etc) - como foi feito, por exemplo entre o deus Hermes e o herói dos quadrinhos e desenhos The Flash;


Beijos pessoas, até mais!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Grécia: Homens e mitos

Enquanto os egípcios faziam sua arte mais ligada ao espírito e à religião, a arte grega é mais ligada à inteligência, ao mundo natural e ao ser humano. Os artistas gregos são facinados pelo corpo e buscam a perfeição em cada obra, como é o caso das imagens abaixo:


Mas, além da busca pela perfeição natural e humana, a arte grega também retratava o cotidiano da sociedade. Estas obras, geralmente pinturas, são encontradas nas paredes de monumentos e em objetos como as ânforas (clique aqui para ver, neste exemplo temos retratada uma corrida realizada nos jogos olímpicos clássicos).
Outro elemento comum na história da arte dos povos gregos é a mitologia, que é a expressão da religião. A mitologia mostra deuses e semideuses muito próximos dos mortais, com defeitos e qualidades como qualquer ser humano, com a diferença de serem, em sua maioria, imortais e possuirem poderes mágicos. Assim como a vida cotidiana e a perfeição do ser humano, a mitologia também era retratada em esculturas e pinturas (a Venus de Milo, na imagem acima é um exemplo disso).
Assim, a arte grega mostra ao mesmo tempo a magia da mitologia e a perfeição dos seres humanos.
Um dos heróis gregos mais conhecidos é Hercules. Filho de Zeus (o maior dos deuses) com uma mortal, Hércules é um semideus, ou seja, possui poderes como os dos deuses, mas é mortal como os humanos. Seu talento natural é a superforça, que ele usa como ferramenta para concluir os doze trabalhos que lhe são impostos.
As aventuras deste herói foram contadas e recontadas ao longo da história, o vídeo abaixo é uma representação moderna destas aventuras:
Hercules (Disney, 1997).

________________________________
A sua atividade desta semana é: Assista o vídeo acima e identifique elementos artísticos presentes nele; Observe ainda as ânforas que vão aparecendo no decorrer da apresentação. O que elas mostram? Qual a importância disso na história que as musas contam?
E para semana que vem: a arte na roma antiga, quais as heranças para o nosso mundo hoje?

Beijinhos pessoas do meu coração!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Decifrando hieroglifos

Na arte egípcia, muitos elementos são levados em conta, como a arquitetura, escultura e a pintura. Características como as grandes obras na arquitetura e a perspectiva bidimencional da pintura se destacam, mas não são apenas esses tipos artísticos que os gregos nos deixaram como herança. Um tipo artístico muito conhecido e que, por muitos anos, deixou as civilizações posteriores aos egipcios intrigados era o sistema de escrita.

Parte retirada do "Livro dos Mortos"

Em 1799, conquistadores franceses encontraram uma pedra, posteriormente chamada de Pedra de Roseta, que deu início à tradução dos símbolos daquele intrigante sistema de escrita para o grego, mas foi apenas um inglês (1914), alguns anos depois que conseguiu entender e traduzir os hieróglifos.
Desde então, estudiosos conseguiram ligar as inscrições e símbolos à fonemas (sons) da fala, e assim, surgiu uma tabela comparativa entre o alfabeto ocidental (A - Z) e os hieróglifos. Clique aqui para vê-la.

______________________________________
Agora você:
Clicando aqui, você vai encontrar uma mensagem escrita com base em hieróglifos, está em português, e você deverá utilizar a tabela comparativa (aqui) e fazer como os estudiosos para decifrar o enigma. Você não deve postar no blog, e sim me mandar por e-mail ( she82@hotmail.com ) para que outros não copiem sua resposta.
Se você quiser saber como o seu nome ficaria escrito em hieróglifos, brinque aqui.
E para a próxima aula, pesquise sobre a arte grega, assim como sua herança para o nosso mundo hoje. Até lá!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Kseniya Simonova desenhos sobre areia

A arte faz parte das nossas vidas, e já conhecemos as 11 artes (as clássicas: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema, e também as modernas: fotografia, histórias em quadrinho, jogos de video game e artes gráficas), mas as vezes, por mais que observemos uma manifestação cultural e esta nos pareça uma obra de arte, não sabemos bem como classificá-la. Muitos elementos devem ser levados em conta antes de classificar algum objeto ou manifestação artística, como a estética, os materiais utilizados, o suporte (ou seja, onde ele é produzido - tela, madeira, som), cada um deles itens influencia na classificação.
Por exemplo, ao olhar esta figura (clique aqui para vê-la), sabemos que é uma pintura por muitos motivos, mesmo que não a vejamos ao vivo, ela é plana, a textura na superfície é de visíveis pinceladas, não é precisa como uma fotografia, mas não há diálogo e continuidade como numa história em quadrinhos.
Mas algumas vezes não é tão simples assim indicar uma localização para certa arte. O vídeo abaixo é um bom exemplo disso, ele foi apresentado numa versão européia do programa "Idolos" e ganhou em primeiro lugar. Podemos afirmar que ela é uma manifestação artística. Nela, algo que mexe com os nossos sentidos e emoções, mas qual tipo de arte está expresso nele? Como classificar?



________________________
A atividade desta semana é: Após assistir o vídeo, comentar quais foram suas sensações perante ele, qual (quais) tipo(s) de manifestação(ões) artística(s) você identifica na apresentação?
E para próxima aula: pesquise sobre a arte egípcia: formas, estilos, importância para a cultura.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

O que é Arte e o que a História tem com isso?

Arte:

É a forma que o ser humano encontrou de expressar o mundo em que vive, das mais variadas maneiras; é a produção de elementos que tenham m sua composição harmonia, um ideal de beleza, ou que transmitam a subjetividade humana, ou seja, como o artista representa a humanidade e o meio em que ela está inserida. Estão entre as formas mais comuns de arte as artes plásticas, música, dança, literatura, teatro e cinema. A arte é um eficiente meio de comunicação, pois ela leva conhecimento de um determinado assunto ou grupo às outras pessoas.
Pintura rupestre, utilizada para aprender a História dos povos primitivos, a partir dela é que se soube como eram os hábitos, a cultura e a sociedade destas populações.

O homem está inserido no meio artístico mesmo sem perceber. Hoje, não é necessário ir à um museu, ao teatro ou à um concerto para estar envolvido pela arte, ela está presente no cotidiano. Assistir TV, folhear uma revista, ou ir ao cinema são formas de estar em contato com a arte. O que é necessário saber é, todavia, que a arte não se restringe a estas formas “modernas” de expressão, e conhecer as outras faces da Arte é o ponto para saber como ela é feita.

Onde entra a História?

A arte é uma das ferramentas mais úteis para o estudo da História. Desde o início da humanidade há a expressão da forma de vida pelos homens. Esta expressão é a essência da arte, e é a partir dela que se pode aprender como foi a vida destes primeiros povos.

O contrário também é verdadeiro, pois, para entender a arte, é necessário saber o contexto em que ela foi produzida. Ao olhar a obra Guernica (clique para ver a obra), de Picasso, podem ser vistos diversos elementos difusos e complexos, pouco precisos e, para muitos, não agradáveis, porém, ao se conhecer o motivo pelo qual o quadro foi elaborado, a visão sobre o mesmo muda.

_________________

E agora você:
Responda o qual é a influência artística em sua vida?
E para a próxima aula:
Observe o seu mundo se existem pessoas produzindo arte. O que está sendo produzido? Se possível registre estas expressões artísticas para mostrar em sala de aula.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments