Das Catacumbas aos Cenários Públicos
| às 00:15





| às 00:48
As artes, como a própria História, mudam conforme passa-se o tempo e altera-se o espaço a ser estudado. Cada sociedade aplica em sua arte os elementos que mais sejam relevantes em sua cultura. Na civilização egípcia, a religião e a sociedade estavam intimamente ligadas, desde a adoração dos deuses e a "dívida" de gratidão para com eles, até o fato do próprio faraó ser um deus na terra, faziam da religião fator de suma importância no cotidiano deste povo. Desta mesma forma, na Grécia, a busca filosófica pela perfeição humana e da forma eram encontradas nas artes, como escultura e arquitetura.
Em Roma, as influências das civilizações anteriores, leva a perfeição da forma à realidade, já não são os deuses o foco nas artes e sim, o cotidiano do império. Cenas de campos de batalhas, personalidades da política, homenagem a fatos que marcaram a história são alguns dos temas frequentes na arte romana, como pode-se ver na imagem abaixo:
| às 00:45
| às 22:56
Enquanto os egípcios faziam sua arte mais ligada ao espírito e à religião, a arte grega é mais ligada à inteligência, ao mundo natural e ao ser humano. Os artistas gregos são facinados pelo corpo e buscam a perfeição em cada obra, como é o caso das imagens abaixo:
| às 01:19
Na arte egípcia, muitos elementos são levados em conta, como a arquitetura, escultura e a pintura. Características como as grandes obras na arquitetura e a perspectiva bidimencional da pintura se destacam, mas não são apenas esses tipos artísticos que os gregos nos deixaram como herança. Um tipo artístico muito conhecido e que, por muitos anos, deixou as civilizações posteriores aos egipcios intrigados era o sistema de escrita.
| às 00:04
A arte faz parte das nossas vidas, e já conhecemos as 11 artes (as clássicas: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema, e também as modernas: fotografia, histórias em quadrinho, jogos de video game e artes gráficas), mas as vezes, por mais que observemos uma manifestação cultural e esta nos pareça uma obra de arte, não sabemos bem como classificá-la. Muitos elementos devem ser levados em conta antes de classificar algum objeto ou manifestação artística, como a estética, os materiais utilizados, o suporte (ou seja, onde ele é produzido - tela, madeira, som), cada um deles itens influencia na classificação.
Por exemplo, ao olhar esta figura (clique aqui para vê-la), sabemos que é uma pintura por muitos motivos, mesmo que não a vejamos ao vivo, ela é plana, a textura na superfície é de visíveis pinceladas, não é precisa como uma fotografia, mas não há diálogo e continuidade como numa história em quadrinhos.
Mas algumas vezes não é tão simples assim indicar uma localização para certa arte. O vídeo abaixo é um bom exemplo disso, ele foi apresentado numa versão européia do programa "Idolos" e ganhou em primeiro lugar. Podemos afirmar que ela é uma manifestação artística. Nela, algo que mexe com os nossos sentidos e emoções, mas qual tipo de arte está expresso nele? Como classificar?
________________________
A atividade desta semana é: Após assistir o vídeo, comentar quais foram suas sensações perante ele, qual (quais) tipo(s) de manifestação(ões) artística(s) você identifica na apresentação?
E para próxima aula: pesquise sobre a arte egípcia: formas, estilos, importância para a cultura.
| às 10:50