A realidade das conquistas
As artes, como a própria História, mudam conforme passa-se o tempo e altera-se o espaço a ser estudado. Cada sociedade aplica em sua arte os elementos que mais sejam relevantes em sua cultura. Na civilização egípcia, a religião e a sociedade estavam intimamente ligadas, desde a adoração dos deuses e a "dívida" de gratidão para com eles, até o fato do próprio faraó ser um deus na terra, faziam da religião fator de suma importância no cotidiano deste povo. Desta mesma forma, na Grécia, a busca filosófica pela perfeição humana e da forma eram encontradas nas artes, como escultura e arquitetura.
Em Roma, as influências das civilizações anteriores, leva a perfeição da forma à realidade, já não são os deuses o foco nas artes e sim, o cotidiano do império. Cenas de campos de batalhas, personalidades da política, homenagem a fatos que marcaram a história são alguns dos temas frequentes na arte romana, como pode-se ver na imagem abaixo:
________________________________
Agora é com você!!!
Mesmo sem ter a religião politeísta como grande fonte de influência da arte imperial romana, com a conquista grega pelos romanos, a religião dos conquistados passa a afazer parte da cultura dos conquistadores, mas, para tal, os nomes dos deuses foram adaptados à lingua latina.
Sua tarefa para esta semana é: A partir da lista de entidades gregas, escolha dois e pesquise o seu nome correspondente na mitologia romana.
Beijos!
É bom estar de volta!!!
3 pessoas deram opinião:
ÍSIS, é a mais popular de todas as deusas egípcias, considerada a deusa da família, o modelo de esposa e mãe.
HERA, protetora das mulheres, do casamento e do nascimento.
OSÍRIS É o deus mais importante. De acordo com a lenda, ele era o Rei dos deuses
ZEUS rei de todos os deuses e deus do trovão
vvvvvvv
Clarissa D. Pereira
1º ano
Deusa do amor e da beleza, era esposa de Hefaistos e amante de Ares, a quem deu vários filhos (entre eles Fobos = Medo, e Demos = Terror). Afrodite era também mãe de Eros.
Afrodite para os gregos e Vênus para os romanos.
Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.
Hermes para os gregos e Mercúrio para os romanos.
O deus guerreiro por excelência. Seu símbolo era o abutre. Seus pais, Zeus e Hera, detestavam-no, mas era protegido por Hades, pois povoava o inferno com as numerosas guerras que provocava. Sua vida estava longe de ser exemplar - foi surpreendido em adultério com Afrodite, esposa de Hefaistos, que os prendeu em fina rede; foi ferido por três vezes por Héracles (Hércules). Era muito respeitado pelos gregos por sua força e temperamento agressivo.
Ares para os gregos e Marte para os romanos.
Postar um comentário