Das Catacumbas aos Cenários Públicos

A história das artes acompanha a história das civilizações que as produziram, e assim como as civilizações tem ciclos com início auge e queda, nas artes o processo é semelhante. No fim da idade clássica e queda do Império Romano, por exemplo este processo é bastante visível. Por serem perseguidos, os primeiros cristão precisavam se esconder para realizar os seus ritos religiosos, por isso utilizavam as catacumbas - cemitérios subterrâneos localizados na cidade de Roma e por todo o império - e ali registravam elementos componentes de sua fé (como pode ser visto abaixo)

 Estes elementos eram simbólicos, ou seja, eram símbolos que tinham significados diversos, por exemplo, o cordeiro representava Cristo, que era o "bom cordeiro".

Mas com o tempo, a cristandade passou a ser aceita no Império, os seus fiéis não precisavam mais de esconder para professar sua religião e Roma passa a ceder algumas basílicas - que em Roma eram os centros de governo ou comércio - para a realização dos ritos cristãos. Quando a Igreja Cristã passa a ser a religião oficial do Império, as basílicas passam a ser consideradas apenas templos religiosos e não mais centros civis. Vem deste momento a associação atual que se faz entre basílica e templo religioso (abaixo, a basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia -, uma das maiores representações da arquitetura do período bizantino).


Assim como ocorreu com a religião e consequentemente a arte cristã, o tempo nos mostra que as tendências surgem, geralmente como algo contra o padrão, logo "escondido" como no tempo das catacumbas, todavia, aos poucos vai conquistando mais adeptos e depois de então ascende chegando ao auge da influência sobre tendências e pessoas. Desta forma, hoje chamamos de "modismo" quando uma tendência, estilo, modelo (etc) sai de meios quase desconhecidos e passa a influenciar uma grande quantidade de pessoas.

____________________________________

E agora você...
Assim como a arte romana sofreu transformações no decorrer do tempo, desde a arte clássica que privava a perfeição e a gloria romana, até o predomínio intelectual e consequentemente artístico da Igreja Católica, em na atualidade essas mudanças também acontecem, todavia com muito mais velocidade do que na Idade Média devido a fatores como os meios de comunicação, por exemplo.

Pensando nessas transformações, modismos e tendências, cite um exemplo de comportamento, expressão artística, modismo que surgiu "às escondidas" e com o tempo chegou ao auge da influência da sociedade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

1 pessoas deram opinião:

luam disse...

luã 1ºano
a arte barroca surgiu em 1601
veio as escuras devido a repreção de varias pessoas religiosas
por ser uma arte que retrata uma confusão mental, e tambem as veses uma realidade, se espalhou no mundo
uma arte muito bela!

Postar um comentário