Mitologia grega e a influência na arte

Como vimos, na Grécia Antiga, a arte estava ligada à busca da expressão do belo, da perfeição humana, mas ela também era intimamente ligada à mitologia, ou seja, às manifestações religiosas dos acontecimentos que não tinham uma explicação.
A religião grega era politeísta, ou seja, possuia muitas entidades, não apenas os deuses, mas também outros seres míticos como os heróis e outras criaturas fantásticas. Um dos fatores mais marcantes na religião grega é o fato dos deuses não serem perfeitos, pelo contrário, eles possuíam características humanas, como ira, compaixão, ciúme etc. Esta aproximação com o ser humano é um dos motivos pelos quais eles, até hoje, exercem facínio nas pessoas.
Na antiguidade, os seres mitológicos tiveram grande destaque nas artes, as cidades gregas eram adoradoras dos deuses, normalmente escolhiam um deles como seus protetores, ou, ao contrário, os deuses escolhiam as cidades para proteger, e cada uma delas erguia templos em honra aos deuses. Ainda hoje, o mais famoso destes templos é o Parthenon, em Atenas, em homenagem à deusa de mesmo nome.

Os deuses mais conhecidos são:
Chaos o início
Gaia planeta Terra
Eros amor, paixão
Crono tempo
Zeus rei de todos os deuses e deus do trovão
Hera protetora das mulheres, do casamento e do nascimento
Hades mundo dos mortos e do subterrâneo
Héstia lar
Poseidon mares e oceanos
Deméter colheita, agricultura
Atlas sustentação da terra
Atenas sabedoria, coragem
Afrodite amor
Ares guerra
Apolo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Ártemis caça, castidade, animais selvagens e luz
Hebe Juventude
Hermes mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Hefesto metais, metalurgia, fogo
Dionísio festas e vinho

Nesta figura vemos o panteão (reunião com todos os deuses) grego com os principais deuses do Olimpo (monte na localizado na Grécia Antiga onde, segundo a mitologia, os deuses moravam).

Como foi dito, além dos deuses, outras criaturas fazem parte da mitologia, e assim como os deuses que habitavam o Olimpo, estes outros seres mitológicos também foram, constante mente representados artísticamente. Alguns bons e protetores dos humanos e outros como feroses inimigos de quem quer que fose.

Os principais seres mitológicos da Grecia Antiga eram:
- Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles.

- Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
- Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
- Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
- Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa
- Quimeras : mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
- Cérbero : cão de três cabeças

____________________________________________
Agora é com vocês:
Com todas estas informações, os seus conhecimentos e os debates em sala de aula, responda: Por que, em sua opinião, a mitologia grega é, até hoje, objeto de curiosidade e admiração das pessoas?

E para dia 11 de junho, você deve entregar o trabalho sobre mitologia grega. O trabalho é constituido de:
Pesquisar sobre os elementos da mitologia grega e apartir deles, encontrar ligações com as artes atuais (tv, cinema, história em quadrinhos, jogos, etc) - como foi feito, por exemplo entre o deus Hermes e o herói dos quadrinhos e desenhos The Flash;


Beijos pessoas, até mais!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

4 pessoas deram opinião:

Unknown disse...

luã 1° ano do ensino médio
a mitologia grega, é uma das artes mais belas e completas do mundo antigo e atual pois esta presente até hoje em obras, tv entre outros. dentro destas expreções artisticas existem varios enigmas no que despertam a curiosidade da sociedade atual, dentro desta curiosidade mostra-se,como eram as pessoas por exemplo, no que condiz o avanço da sociedade, culturalmente e espiritualmente.
até sexta.

Bruna Ventura disse...

De qualquer forma, não só o mitologia grega, mas também a razão habitam o mesmo mundo, gerando o pensamento reflexivo que pode rejeitar alguns mitos, principalmente os que veiculam valores destrutivos ou que conduzem a desumanização da sociedade. De fato, conservar a essência do mito, seja na era atual, seja nas vindouras é uma tarefa de manutenção do ser humano como pessoa

Isabella Ziliotto ~ 1º ano TopCursos disse...

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

Unknown disse...

Só estou vindo aqui pq tenho um trabalho sobre mitologia grega!
Eu ㅏ모 Kpop e bts e várias outras bandas de kpop

Postar um comentário