A realidade das conquistas
| às 00:48
As artes, como a própria História, mudam conforme passa-se o tempo e altera-se o espaço a ser estudado. Cada sociedade aplica em sua arte os elementos que mais sejam relevantes em sua cultura. Na civilização egípcia, a religião e a sociedade estavam intimamente ligadas, desde a adoração dos deuses e a "dívida" de gratidão para com eles, até o fato do próprio faraó ser um deus na terra, faziam da religião fator de suma importância no cotidiano deste povo. Desta mesma forma, na Grécia, a busca filosófica pela perfeição humana e da forma eram encontradas nas artes, como escultura e arquitetura.
Em Roma, as influências das civilizações anteriores, leva a perfeição da forma à realidade, já não são os deuses o foco nas artes e sim, o cotidiano do império. Cenas de campos de batalhas, personalidades da política, homenagem a fatos que marcaram a história são alguns dos temas frequentes na arte romana, como pode-se ver na imagem abaixo:
________________________________
Agora é com você!!!
Mesmo sem ter a religião politeísta como grande fonte de influência da arte imperial romana, com a conquista grega pelos romanos, a religião dos conquistados passa a afazer parte da cultura dos conquistadores, mas, para tal, os nomes dos deuses foram adaptados à lingua latina.
Sua tarefa para esta semana é: A partir da lista de entidades gregas, escolha dois e pesquise o seu nome correspondente na mitologia romana.
Beijos!
É bom estar de volta!!!